meio ambiente
Cada vez mais a população esta migrando dos interiores para os centros urbanos.
A falta de organização a partir do momento que há essa aglomeração nos grandes centros causa grandes problemas, tais como: falta de moradias adequadas, empregos, serviços sanitários, água tratada, redes de esgoto e inúmeros atendimentos que são fundamentais para uma boa qualidade de vida.
A conscientização da população é peça chave para a melhoria dessa realidade.
Um fator que muito tras problemas diz respeito ao periodo chuvoso, onde, a falta de organização populacional e a fragilidade do sistema de escoamento de água geram muitos incidentes. O fatorque mais colabora para que hajam problemas do tipo é a grande quantidade de lixo descartadas de forma indevida. Essa falta de organização é um grande agravante das situações de calamidades.
Deste modo, quando vêm às grandes chuvas este lixo se aglomera entupindo as redes de esgoto e atrapalhando o fluxo da água. Ocorrem deste modo, grandes enchentes, alagamentos de residências, deslizamentos de encostas e diversos outros incidentes.
Salienta-se ainda que devido a estes problemas varias doenças como dengue, leptospirose, hepatites A e E, febres, são disseminadas na população.
A população deve se conscientizar dos males causados pela falta de preservação do meio ambiente. O desmatamento das áreas de encosta, construções desenfreadas, a falta de cuidado como lixo domestico, a não separação dos resíduos recicláveis dos não recicláveis e assim sucessivamente.
Não há possibilidade de viver em uma sociedade organizada e limpa até que haja uma mobilização onde todos façam a sua parte, deve existir um trabalho em equipe – órgãos públicos – Estado/Município e a sociedade em geral.