meio ambiente
ETE
Estação de tratamento de esgoto da cidade de Gama no Distrito federal
Trabalho apresentado como requisito parcial para
Obtenção de aprovação na disciplina Tratamento de esgoto no
Curso de meio ambiente, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Tocantins.
Paraíso - To
2014
INTRODUÇAO:
Esta é uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), construída para atender a cidade do Gama.
Pelo projeto, tem vazão média de 328 L/s, utilizando apenas 196,49 L/s. Seu tratamento é do tipo "Reator anaeróbico de fluxo ascendente e reatores biológicos com polimento final" e o corpo receptor é o ribeirão Ponte Alta.
Desenvolvimento:
Para coletar e tratar os esgotos sanitários da população do Distrito Federal, a Caesb opera, atualmente, 5.169 km de redes e 17 Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s). O controle operacional e o monitoramento da eficiência das estações de tratamento são realizados com o apoio de laboratórios, que executam análises físico-químicas e microbiológicas.
Com relação ao índice de atendimento à população, segundo dados do censo demográfico 2010 realizado pelo IBGE, 88,9% das residências urbanas possuem saneamento adequado e 10,9% semi-adequado. Esses dados sugerem que o Distrito Federal possui o maior índice de cobertura de saneamento no Brasil.
Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos domésticos e indústrias que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas, e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.
Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos