Meio ambiente
Fica entre os municípios de Santa Maria Madalena (na Região Serrana), Campos dos Goytacazes e São Fidélis (no Norte Fluminense). O parque envolve o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica na região Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Pela imponência de suas montanhas e a extraordinária riqueza de suas matas, a Serra do Desengano, fez com que viesse a ser criado o primeiro parque estadual fluminense, em 1970. O parque abriga uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui, maior primata das Américas. O PED possui muitas montanhas de grande porte e excepcional beleza, sendo a mais conhecida a do Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros. Nelas há opções de trilhas com todos os níveis de dificuldade e cachoeiras muito visitadas como as da Cascata, Mocotó e Tombo D’Água, até travessias de longa duração, própria para montanhistas mais experientes. O PED possui a publicação do Guia: Trilhas: Parque Estadual do Desengano, com informações mais abrangentes sobre esta unidade de conservação, apresentadas de forma simples e objetiva, por meio de mapas e fotos.
Ecoturismo e Turismo Rural
O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.
O Turismo Rural é uma experiência da vida rural, onde o turista tem a oportunidade de vivenciar as atividades que acontecem nas propriedades rurais, como por exemplo: tratar animais, tirar leite, andar a cavalo.
Bibliografia: http://www.inea.rj.gov.br/unidades/pqdesengano_apresentacao.asp