Elaborando um projeto de pesquisa
O QUE É UM PROJETO?
Projeto vem do latim pro-jicere, e significa colocar adiante. Sua elaboração depende de dois fatores fundamentais: a capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura e da capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que permita sua realização.
PROJETO DE PESQUISA
O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrario o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou ate desconhecendo seu significado e importância. Em uma pesquisa nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta de dados, sua analise e interpretação para a elaboração do relatório final, tudo é previsto no projeto de pesquisa.
No projeto define-se: * O que fazer; * Porque fazer; * Para quem fazer; * Onde fazer; * Como, com que, quanto e quando fazer; * Com quanto fazer e como pagar; * Quem vai fazer.
ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO
TEMA E TITULO (O QUE?):
O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Dele é feita a delimitação que deve ser dotada de um sujeito e um objeto. O titulo sintetiza o conteúdo da pesquisa.
OBJETIVOS (PARA QUE?):
Estes devem ser sempre expressos em verbos de ação, e há dois tipos: os gerais e os específicos.
GERAIS: está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve iniciar com verbo de ação.
ESPECIFICOS: apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediaria e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.
JUSTIFICATIVA (POR QUÊ?)
De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da