MEIO AMBIENTE
As contas patrimoniais são as Obrigações, Bens, Direitos e o Patrimônio Líquido. São divididas em Ativas e Passivas, e representam o Patrimônio da empresa naquele momento através do balanço patrimonial. As contas patrimoniais , são utilizadas para controle e apuração do patrimônio, registram os bens, direitos, obrigações e situação líquida. São consideradas permanentes, acumulam-se de um período para outro.
O balanço patrimonial é um demonstrativo que traz importantes informações sobre a estrutura contábil, exemplo:
ATIVO
PASSIVO
Bens
Caixa
Veículos
Direitos
Duplicatas a Receber
Títulos a Receber
Obrigações
Fornecedores
Duplicatas a Pagar
Patrimônio Líquido
Capital Social
Lucros Acumulados
“(Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade;”).
CONTAS DO PASSIVO: obrigações da entidade para com terceiros ou da mesma para com os sócios. Organizadas em ordem decrescente do grau de exigibilidade.
“Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos;”
CONTAS DE RESULTADOS
São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulado (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo). São utilizadas para a apuração do resultado do exercício. Representam os ganhos (receitas) e as perdas (despesas). Consideradas transitórias, visto que, seu tempo de vida é limitado a um exercício social, pois, ao final de cada exercício terão seus saldos zerados (encerrados) a fim de que se possa apurar o resultado do período.
- RECEITAS
As Receitas correspondem às vendas de produtos, mercadorias