educação ambiental
( ) Demonstrar às pessoas a existência de uma íntima relação entre suas ações cotidianas e a qualidade ambiental.
( ) Concentrar os esforços de conscientização e o desenvolvimento de atitudes pró-ambientais fundamentalmente no contexto escolar formal.
( ) Dotar as pessoas de um senso crítico que as permita agir de modo a prevenir e remediar impactos ambientais.
( ) Incentivar governos e entidades não governamentais a investirem recursos para o desenvolvimento e a implementação de programas de educação ambiental. As afirmativas abaixo dizem respeito às diretrizes específicas da educação ambiental para a educação formal.
I – Em todos os níveis da educação formal, a educação ambiental se beneficia da interdisciplinaridade mantida com as disciplinas regulares.
II – Até mesmo uma alfabetização ambiental bem-sucedida não proporciona ao educando a aquisição de um forte senso crítico e de independência.
III – É recomendável restringir o aprendizado ambiental às características e questões ambientais nas quais o educando esteja diretamente envolvido.Leia as sentenças a seguir sobre os programas de educação ambiental:
I – Os programas de educação ambiental podem ser direcionados, basicamente, a três níveis diferentes: educação formal, não formal e para crianças na primeira infância.
II – Apesar de existirem diferentes tipos de público-alvo a que se destinam os programas de educação ambiental, a motivação é sempre a mesma.
III – Quanto mais familiarizado com o ambiente educacional o educador ambiental estiver, maiores as chances de o programa ser bem-sucedido.
A análise das