Meio ambiente
Acadêmica Emanuele da Rocha Brasileiro Fiuza Machado
Professora Tutora Externa Verônica Cedraz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0238) – Prática do Módulo III
20/03/12
RESUMO
Os professores precisam buscar possibilidades e recursos para expandir os conteúdos sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental na sala de aula. Pois, o que vem sendo discutido atualmente é a sua formação inicial e continuada, ou seja, sua re-profissionalização, o docente precisa revisar sua praxe. O principal objetivo é gerar conhecimentos no tratamento do assunto ambiental através da Educação Ambiental no ensino fundamental.
Palavras-chave: Ambiente.Educação.Preservação.
1 INTRODUÇÃO Pela necessidade de sobrevivência a questão ambiental está em alta. Por isso quanto mais cedo for abordado o tema, maiores serão as chances de despertar a consciência pela preservação, por este motivo a educação para uma vida sustentável deve começar na educação infantil.
O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é que o meio ambiente seja explorado e observado com curiosidade, entendendo-se como ser suplementar, transformador, dependente e acima de tudo, que tem atitude de manutenção.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) abordam os Temas Transversais trazendo a inserção de um núcleo de conteúdos ou temas acumulados sob a indicação geral de Convívio Social e Ética, 1957 em que a Pluralidade Cultural, a Ética, a Saúde, o Meio Ambiente e a Orientação Sexual devem passar a serem aprimorados nas escolas paralelamente aos temas tradicionais.
Com a inclusão desses temas na estrutura curricular das escolas brasileiras de ensino fundamental e médio, conforme previsto no documento elaborado pela equipe do Ministério da Educação e Cultura (MEC), pretende-se o resgate da dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a corresponsabilidade pela vida social.