Meio Ambiente
A responsabilidade social é uma forma de gerar nas empresas o bem comum, que com o engajamento dos funcionários, normalmente tem-se bons resultados, como por exemplo, um funcionário voluntário que prática ações motivadoras solidarias de assistência.
As empresas que normalmente pensam apenas em lucros, esquecem-se da responsabilidade social com seus colaboradores e com a sociedade, empresas que aplicam estrategicamente a motivação de seus colaboradores tendem a ter resultados eficazes, gerando retorno satisfatório e obtendo funcionários satisfeitos.
Uma empresa que implanta a responsabilidade social normalmente conscientizará seus funcionários a agirem com espontaneidade no que diz respeito a ajudar o próximo, provendo atividades que interagem e amplia a visão sobre a cidadania e a sociedade em si.
Com isso, levam a consciência de missão de um funcionário agir com entusiasmo e garantir atitudes de valorizações éticas, contribuindo entre cidadão e funcionário com o desempenho realizado satisfatoriamente entre ambas as partes.
Ética:
Grego: Ethos / Caráter
Latim: Mores/ Costumes
Para o filósofo Paul Ricoeur - "Ética é vida boa, para e com o outro, em instituições justas ".
Segundo Matos (2010: 2):
A questão é que se vivem hoje tempos de distorções do conceito de ética para que esta se adapte às circunstâncias e aos interesses particulares, resultando na elasticidade da consciência humana, o que seria, para Pio XII, Papa da Igreja católica, o "mal do século XX", pois resultaria de uma inversão feita pelos humanos que "criaram um deus" à sua imagem e semelhança, um deus a seu serviço.
Essa situação acaba sendo insustentável, pois o ser humano, para agir, precisa da