terapia com animais
DESAFIO PROFISSIONAL
A
coor den ad ora pedagógica de uma escol a municipal propôs a adoção da
“Terapia Assistida por Animais” como estratégia para minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem identificados pelos professores em sala de aula.
A professora Sibele assumiu a coordenação pedagógica de uma esco la municipal localizada na região central do município
, que atende alunos de diversos bairros, com distintos perfis socioeconômicos.
No primeiro conselho de classe que participou como coordenadora da escola, procurou conhecer as principais necessidades de orientação pedagógica dos professores do ensino infantil e fundamental em relação aos problemas de aprendizagem dos seus alunos. Primeiramente analisou o prontuário escolar dos alunos e em seguida ouviu atentamente o relato dos professores sobre suas turm as. Sibele verificou que os principais problemas enfrentados pelos ed ucadores no âmbito escolar estavam relacionados a questões comportamentais dos alunos, principalmente àqueles considerados indisciplinados
, hiperativos
,
apáticos ou com dificuldades de c oncentração .
A dificuldade dos alunos em obedecer regras, manter silêncio e comportar
-
se de acordo com as determinações da escola e dos professores estavam gerando instabilidade e conflitos tanto em relação aos alunos e os professores como entre os próprio s alunos.
Diante das d ificuldades no alinhamento de propostas e enfrentamento dos problemas gerais e específicos apresentados
, a coordenadora Sibele propôs a criação de um projeto que adote pequenos animais em sala de aula como instrumento de intervenção pedagógica.
No período em que era universitária, Sibele participou de um projeto que adotava a
Terapia Assistida por Animais na Educação
, ou zooterapia, como instrumento de intervenção pedagógica entre os alunos da escola na qual era estagiária. Sibele relatou sua experiência acadêmica aos professores e solicitou que
4