Meio Ambiente
Tipos de Poluição:
As principais causas de poluição das águas, rios, lagos, mares, são contaminação de poluentes e esgotos.
Poluição Industrial:
A atividade industrial é inevitavelmente a maior poluidora do meio ambiente, tanto da água ou do ar, sendo que é uma das maiores causadoras do agravamento do efeito estufa.
Com elevadas cargas orgânicas, químicas e substanciam tóxicas e, por isso extremamente venenosa, essa água é lançada, direta ou indiretamente, nos rios, ribeiras e lagos onde provoca graves desequilíbrios ecológicos, com a morte de muitas espécies aquáticas e anfíbias. Por outro lado, infiltrando-se no solo, vai envenenar as águas subterrâneas, cujas consequências para a saúde pública são fáceis de adivinhar.
Os resíduos químicos são geralmente descartados por indústrias e pela mineração. Podem ficar boiando na água ou se depositar no fundo de rios, lagos e mares, onde permanecem inalterados por muitos anos. Dentre os mais nocivos estão os chamados metais pesados - chumbo, mercúrio, cádmio, cromo e níquel. Se ingeridos, podem causar diversas disfunções pulmonares, cardíacas, renais e do sistema nervoso central, entre outras. Um dos mais tóxicos é o mercúrio, comumente descartado por garimpeiros após ser empregado na separação do ouro.
Poluição no campo:
A agropecuária contamina as águas de duas formas:
Quando utilizam fertilizantes e agrotóxicos e quando descarta efluentes com altas concentrações de nitrogênio, sobretudo aqueles gerados nas criações de animais. A maioria dos fertilizantes enriquece o solo com altas doses de nitratos