meio ambiente
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes de duas formas:
A) Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural sem nenhuma intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
B) Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.
Ou segundo Fernando Rebouças o termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.
Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade “biocultural”. Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia.
O termo “meio ambiente” também pode designar um território de uso humano e de demais espécies. Ecossistema Ecossistema é uma unidade natural constituído por todas as plantas, animais e micro-organismos (fatores bióticos) em uma área, funcionando em conjunto com todos os fatores físicos não-vivos (abióticos) do ambiente.
Um conceito central do ecossistema é a ideia de que, os organismos vivos estão continuamente empenhados em um conjunto altamente