Meio ambiente
CENTRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE E TECNOLÓGICO – CEPT
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
ALEXIS MAGNO DA SILVA PINHO
BENIGNA MOREIRA LIMA PEREIRA
JOSIELE DE ARAÚJO GARCÊS
JOSILEIA GOMES SPINDOLA DA COSTA
JOSILENE DE ARAÚJO GARCÊS
MEIO AMBIENTE
(TIPOS DE POLUIÇÃO, DESMATAMENTO, EXTINÇÃO DA FAUNA E FLORA)
SÃO LUÍS – MA
2012
1. Poluição
Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos à saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.
Mesmo produtos relativamente benignos da atividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial. São classificados como poluentes pois com a ação dos raios solares e a umidade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO3 ou o smog.
1.1 Tipos de Poluição
a) Poluição Atmosférica b) Poluição da Água c) Poluição do Solo d) Poluição Sonora e) Poluição Visual f) Poluição Térmica g) Poluição luminosa
a) Poluição atmosférica A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera suscetíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidas em suspensão,