Meio ambiente
Consumidor consciente faz toda a diferença para o meio ambienteA sociedade está cada vez mais consciente e atenta ao conceito de desenvolvimento sustentável5 de Outubro de 2012.
Publicado por Vininha F. Carvalho 0
A sustentabilidade faz parte da agenda do século XXI, é o maior desafio que a humanidade já enfrentou. Atualmente, são sete bilhões de habitantes no planeta, onde a carência de requisitos básicos para uma vida digna é evidente.
O importante, a meu ver, é a compreensão de que o comportamento das pessoas, a economia e os negócios precisam passar por grandes transformações nas próximas décadas. Para crescer e alcançar sucesso, os empreendedores precisam estar atentos à demanda deste novo mundo.
O problema é que não existe um imaginário disponível para substituir o que foi criado pela sociedade de consumo por anos a fio. Não contamos ainda com uma rede cultural que dê apoio à transição para um modelo de vida sustentável.
Se de um dia para o outro acabarmos com o consumo, tal como o concebemos hoje, poderá despertar um desequilíbrio social. Os especialistas no tema ressaltam ser esse um conceito em construção. Mas, é verdade também, que o conceito de sustentabilidade foi cunhado por um processo histórico e evoluirá com o passar dos anos.
É preciso que professores, pesquisadores e ambientalistas apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade.
Muitas empresas buscam descobrir o foco da sustentabilidade, criando departamentos, desenvolvendo projetos, incorporando inovações tecnológicas, e muitas outras ações sustentáveis estão sendo implantadas. Serão empresas realmente sustentáveis? Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas