Meio ambiente
A educação ambiental e a conscientização humana são importantes para um meio ambiente equilibrado e saudável. A educação ambiental nada mais é do que uma novidade na educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Tenta despertar a consciencia de que o ser humano também faz parte do meio ambiente e que o modo com o homem se coloca com o centro de tudo esquecendo a importancia da natureza, do qual ele também faz parte.Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida.”
Com as reações da natureza as pessoas se obrigam a refletir um pouco sobre o que está acontecendo e os motivos e muitos chegaram a conclusão de que há uma necessidade de impulsionar uma educação ambiental. Os acontecimentos são preocupantes e devem ser