meio ambiente
AVALIAÇÃO DE UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL
Descrição da área de estudo
As Áreas de Estudo foram definidas em três unidades espaciais a serem direta e indiretamente afetadas pelo empreendimento, sendo elas: Área Diretamente Afetada (ADA), Área de Influência Direta (AID) e Área de Influência Indireta (AII).
A Área Diretamente Afetada corresponde às áreas ocupadas pelo empreendimento, sendo a mesma para os Meios Físico, Biótico e Socioeconômico e Cultural. Inclui os terrenos ocupados pela UTE, Pátio de Carvão e Pátio de Cinzas. Além disso, fazem parte as áreas a serem ocupadas pela linha de transmissão que ligará a UTE Barcarena à Subestação da Eletronorte e a faixa de servidão que será ocupada pela correia transportadora de carvão e pelos dutos de adução de água e de lançamento dos efluentes líquidos no rio Pará. Na definição da Área de Influência Direta para os estudos do Meio Socioeconômico e Cultural foram utilizados os seguintes critérios:
Núcleos urbanos que poderão receber interferências da população atraída direta e indiretamente, e que poderão fornecer serviços durante a implantação e operação do empreendimento; O sistema viário que interliga o empreendimento com esses núcleos; As populações e comunidades localizadas no entorno do empreendimento; Área Industrial de Barcarena e suas empresas. Neste sentido, considerando esses critérios, a Área de Influência Direta para o Meio Socioeconômico e Cultural ficou definida como os municípios de Barcarena e Abaetetuba. Para o Patrimônio Arqueológico foi considerada como área de estudos as drenagens que deságuam na baía do Capim, baía de Marajó e no baixo curso do rio Carnapijó, englobando as áreas dos municípios de Barcarena e Abaetetuba. Esses municípios fazem parte de uma microrregião com significância Arqueológica, possuindo área suficiente para nela os indígenas buscarem seus recursos e estabelecerem as necessárias inter-relações comunitárias que marcam as