Meio ambiente
Notas: 1
(EFO – Alfenas – MG) “Não me deixo tapear”. Empregou-se a colocação proclítica do pronome átono, pelo mesmo motivo por que ela foi empregada na citação acima em:
Escolher uma resposta. a. Cada qual se ajeite como puder. b. De modo algum me afastarei da cidade. c. Logo que o vi, chamei a polícia. d. alguém lhe disse que havia perigo. e. Oxalá a morte vos encontre preparado.
Alternativa B
A colocação proclítica é usada quando há palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Com palavras de sentido negativo, por exemplo, emprega-se a próclise.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(UNEB – BA) Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
Escolher uma resposta. a. Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude só. b. Só estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo. c. Meia palavra, meio tom - índice de sua sensatez. d. Passei muito inverno só. e. Estava só naquela ocasião; acreditei, pois em sua meia promessa.
Alternativa B
Na alternativa “B” só e meio são advérbios, sempre permanecem invariáveis.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Assinale a alternativa errada quanto ao uso da crase.
Escolher uma resposta. a. Maria foi à Barcelona mês passado. b. Pedro e Maria foram à Espanha em lua de mel. c. Todos foram à Dinamarca comer os quitutes estranhos. d. Fui à Inglaterra em busca de um sonho. e. João foi à França neste último natal.
Alternativa A
O uso de crase antes de expressões adverbiais de lugar formadas por nomes de cidades, países, estados, deve-se verificar se estes aceitam artigo, Na alternativa A, o uso de crase não se faz presente, pois, “Barcelona” não aceita artigo.
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 4
Notas: 1
Assinale a alternativa em que a palavra composta com radicais latinos significa “cultura de arroz”: