Meio ambiente
* PRODUÇÃO MAIS LIMPA * USO RACIONAL DA ÁGUA * TRATAMENTO DE EFLUENTES * CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS * ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
“CIDADANIA E EDUCAÇÃO PARA UM PLANETA MELHOR”
A POLÍTICA AMBIENTAL NAS EMPRESAS
A atual conjuntura econômica e os novos cenários sócio-ambientais nacionais e internacionais apontam a necessidade urgente, do estabelecimento de um novo paradigma para a sustentabilidade planetária.
As empresas e pessoas preocupadas com a questão ambiental ou com vistas à sustentabilidade, sabem plenamente que é por meio da educação e da formação permanente que se estabelecem as grandes e efetivas mudanças, pois levam a solução de problemas ambientais que afetam o futuro de todos, não excluindo pobres ou ricos, países de primeiro mundo ou em desenvolvimento.
Mas, por que implantar a política ambiental?
Dentre os principais motivos, o predominante é a competitividade, pois hoje é impossível administrar sem uma séria e visível preocupação ambiental. O consumidor verde começa a fazer exigências e nada melhor que associar a imagem de sua empresa, ou seu produto.
A preocupação de uma empresa com o Meio Ambiente reflete a preocupação desta, com o bem estar ou a qualidade de vida de seu consumidor e nós consumidores gostamos disso. Paralelamente ao lado ambiental e de caráter predominante externo, faz-se necessário os mesmos cuidados dentro da empresa, visando os funcionários e eventuais riscos a segurança de nossos vizinhos, fornecedores, entre outros.
Um único grave acidente de trabalho ou um dano ambiental evitado compensa, em todos os pontos de vista, os esforços dispensados para a implantação dos Sistemas de Gestão. Hoje se sabe que o ditado ”é melhor não sujar do que limpar” é a linha mestra de qualquer gerenciamento ambiental.
Agora também não faltam argumentos para envolver a empresa como um todo, ainda mais se for lembrado que todo resíduo é matéria prima comprada e