Meio ambiente
[pic][pic][pic][pic][pic]
[pic][pic]Promover uma eficiente gestão ambiental na administração dos recursos materiais, a fim de, evitar desperdícios e o controle dos resíduos sólidos é o objeto de estudo deste trabalho. O foco é a construção civil, que produz porcentagens expressivas de resíduos sólidos. O gerenciamento adequado dos materiais tem como propósito evitar desperdícios, e reduzir o volume de resíduos sólidos e consequentemente resultando na diminuição dos impactos ambientais ao meio ambiente. Uma organização que concilia eficiência na produção e uma visão de responsabilidade ambiental, tornando-se mais competitiva aumentando à sua capacidade financeira, por não se preocupar com medidas corretivas e sim com medidas preventivas que proporcionam um custo menor. Propondo modelos e mecanismos para a melhoria nos processos de gestão das construtoras em suas obras de edificações a partir de uma gestão ambiental responsiva e desenvolvimento sustentável. Palavras-chave: Gestão ambiental; construção civil; recursos materiais; reutilização; reciclagem; descarte.
O gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil no Brasil é uma questão ambiental, pouco explorada e reflete a evolução lenta e retardatária do setor no quesito sustentabilidade. Há muito resíduo sólido como entulho e pouca atividade de reutilização, reciclagem do mesmo.
Os mecanismos de fiscalização e aplicação de políticas públicas não agem com eficácia para incentivar as organizações da construção civil não reagem positivamente em ações a propiciar um desenvolvimento sustentável do setor.Sobre os incentivos e mudanças quanto à responsabilidade ambiental do setor da construção civil, foi verificado que depende de autorizações e um acompanhamento por parte do governo local através dos Sistemas de Limpeza Urbana http://sileg.sga.df.gov.br/default.asp?arquivo=http%3A//sileg.sga.df.gov.br/legislacao/Distrital/leisordi/LeiOrd1993/lei_ord_462_93.html -