Resumo
Um objetivo apropiado a uma UEN não pode ser determinado apenas por sua posição na matriz crescimento-participação. Cada negócio é classificado emtermos de duas dimensões importantes: atividade de mercado e força do negócio.
As empresas serão bem sucedidas à medida que entrarem em mercados atraentes e possirem as forças exigidas por esses mercados. Se falharem um desses fatores o negócio não produzirá os resultados esperados.
Para mensurar essas duas dimensões, os planejadores estratégicos devem identificar os fatores básicos de cada dimensão e encontrar um meio de mensurá-los e combiná-los em um índice, a força do negócio varia com a participação de mercado, crescimeno da participação, qualidade do produto etc...
A adiministração deve também prever a posição esperada de cada UEN nos próximos três a cinco anos, mantendo-se a sua estratégia atual. Essa determinação envolveanalisar onde se situa cada produto em seu ciclo de vida , bem como as estratégias competitivas esperadas, novas tecnologias , eventos economicos e assim por diante.
Nem sempre o objetivo da empresa é o crescimento de vendas em cada UEN. Ao contrário, o objetivo pode ser manter a demanda existente investindo menos recursos de marketing ou retirar dinheiro do negócio, permitindo queda da demanda. Assim a tarfa da administração de marketing é gerenciar a demanda ou a receita no nível-alto nogociado com a alta administração.
Crítica aos modelos de Portifólio.
Além dos modelos BCG e GE, outros modelos de portifólios tem sido desenvolvdos e usados , principalmente o de Arthur D. Little e da política direcional da SHEll. Os modelos de portifólios apresentam inúmeros benfícios, eles vem ajudando os administradores a pensar mais estratégicamnete, entertanto devem ser usados com cautel a.
Planejamento de Novos negócios .
Os planos da empresa para seus negócios existentes pemitem a projeção do faturamento total e do lucro. Frequentemente, as vendas e os lucros