Meio ambiente
A cada dia que passa os assuntos relacionados ao meio ambiente são discutidos com maior freqüência nos meios de comunicação, e as notícias na maioria das vezes não são boas.
Ao longo das últimas décadas surgiram grupos que defendiam a idéia de que o mundo precisava desacelerar e até parar o avanço tecnológico. Hoje percebe-se que o grande vilão pode ser uma grande ferramenta para um desenvolvimento sustentável.
Temos até a impressão de que muito se é falado e nada é feito para impedir e reverter o processo de destruição do meio ambiente.
Porém existem medidas tomadas por diversos países como, por exemplo, a criação da diretiva Rohs que restringe o uso de algumas substâncias perigosas à saúde e meio ambiente na fabricação de aparelhos eletrônicos e a WEEE que se refere a reciclagem de eletro-eletrônicos. A UE adotou essas diretivas em 2006.
Com essa medida, os países que fornecem eletrônicos à UE, devem se adequar para que seus produtos atendam à diretiva, e com isso se manterem no mercado europeu. Para isso também os subfornecedores deverão se adequar e assim sucessivamente, influenciando assim toda a cadeia de fornecimento.
As empresas podem estar tomando ações em prol do meio ambiente, mas ainda não há uma consciência ambiental plena e só adotarão essas medidas se for conveniente financeiramente, afinal sem lucros não há mesmo como sobreviver.
Por isso muitas idéias inovadoras devem ser estimuladas e verdadeiramente aplicadas, mesmo que ainda haja um investimento e uma pequena redução dos lucros.
Uma frase muito interessante do Green Peace que pode ser até constantemente lembrada aos acionistas é:
“Depois que a ultima árvore for cortada, a última gota d’água for consumida e que todo alimento se acabar, então vocês entenderão que dinheiro não se come”
Se for imprimir essa redação pense bem ser há uma real necessidade disso. E se for descartar faça-o em recipiente adequado. O meio ambiente e sua própria saúde