Meio Ambiente Unidade I
“ ‘Um outro mundo é possível’: bem no sentido do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, centenas de milhares de jovens de ambos os sexos se engajam no mundo todo em iniciativas e organizações para ajudar pessoas em condições precárias, formando assim, eles próprios, um movimento mundial. Na Europa também existe desde a década de 90 um número cada vez maior de jovens ativos, participando de uma configuração alternativa da globalização. Enquanto pessoas mais velhas ainda continuam discutindo em talk shows e debates sobre a ‘juventude apolítica’, os jovens se engajam pelo comércio mundial justo, pelo desenvolvimento sustentável, pela diversidade cultural, pela igualdade dos sexos, pela conquista e desenvolvimento dos direitos humanos, pela biodiversidade e pela defesa da natureza. Fazem abaixo-assinados, organizam manifestações ou cooperam em projetos internacionais. É o engajamento em um mundo globalizado.” (STUMPF, Rainer. In: Deutschland, n. 3, p. 44, jun./jul. 2003) Qual dos temas elencados pode ser indicado como incluído no texto citado?
a. Ética ambiental.
b. Cidadania ambiental
c. Meio ambiente.
d. Ecologia.
e. Educação ambiental.
Pergunta 2
1. Qual das alternativas não representa um princípio básico da educação ambiental, de acordo com a Lei 9.795/99, Política Nacional de Educação Ambiental?
a. A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
b. A concepção do meio ambiente em sua excepcionalidade, considerando a prevalência do meio natural sobre o meio socioeconômico e cultural sob o enfoque da sustentabilidade.
c. O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
d. A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.
e. O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
Pergunta 3
1. Assinale a alternativa que não corresponde à tutela do meio ambiente cultural:
a. É constituído pelo