Meio ambiente nas organizações
O MEIO AMBIENTE: É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Compõe-se de fatores bióticos (com vida) e abióticos (sem vida). Portanto, uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo respeitá-lo, agir como não-poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes, como por exemplo, a ISO 14001. Mas infelizmente, muitas organizações que possuem atividades danosas ao meio ambiente e sofrem restrições no seu país de origem, mudam sua produção para outro país onde não há impedimento ou lei específica que cerceie sua atividade.
A POLUIÇÃO CAUSADA PELAS ORGANIZAÇÕES: Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Este equilíbrio é quebrado quando o homem lança na natureza resíduos superiores à capacidade de absorção do meio ambiente, prejudicando a vida das espécies, causando a poluição, que tanto pode alterar a água, o solo e o ar. Uma organização ambientalmente responsável deve se preocupar não só com a poluição gerada por ela própria, mas também pela gerada por seus parceiros e produtos, pois o custo de recuperar o meio ambiente (quando é possível) é muito maior que o de preservá-lo.
IMPACTOS AMBIENTAIS: A Revolução Industrial, nos séc. XVII e XIX foi o limiar dos impactos ambientais causados pelo homem à natureza, pois passaram a crescer em ritmo acelerado, chegando a provocar desequilíbrio em escala global. Os grandes desmatamentos têm destruído a biodiversidade, trazendo diminuição ou, muitas vezes, a extinção de espécies vegetais e animais. Também o crescimento das cidades, onde se consome muita matéria e energia, gerando subprodutos que não sendo reciclados, vão se acumulando no ar, no solo e nas águas, causando uma série de desequilíbrios no meio ambiente. Têm-se nas grandes cidades a poluição atmosférica, onde é lançada no ar uma enorme quantidade de gases e materiais particulados nocivos à saúde e que causam