As Organizações, a Sociedade e o Meio Ambiente
Responsabilidade Socioambiental pode ser definida como um conjunto que promove o desenvolvimento com o meio-ambiente e áreas sociais. O que se pretende com a Responsabilidade Socioambiental é que as empresas façam mais do que a lei prevê nas suas dependências entorno de sua região, micro região e macro região tornando-se realmente uma empresa que tenha Responsabilidade Socioambiental efetivamente sólida.
Vamos refletir um pouco sobre os problemas ambientais que enfrentamos na atualidade. A poluição é um exemplo de problema causado pela atividade humana. É causada pela introdução de substâncias que normalmente não estão no ambiente. O gás carbônico (CO2) é um dos maiores poluentes e o causador do conhecido efeito-estufa.
A poluição das águas também é um grave problema. O acúmulo de certos detritos interfere na transparência da água do mar, de rios e de lagoas e, portanto, compromete a realização da fotossíntese. O despejo de esgoto no mar acaba transformando-o em uma imensa fonte de contaminação. Sais de chumbo, de níquel, de cádmio, de zinco ou de mercúrio despejados pelas indústrias propagam-se pelas cadeias alimentares aquáticas, intoxicando os organismos e, eventualmente, o homem.
O desmatamento leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. Calcula-se que desaparecem 100 espécies a cada dia, por causa do desmatamento.
Hoje, existem seis bilhões de habitantes. A população humana está crescendo em 100 milhões de pessoas por ano, Até o ano 2150, estima-se que chegaremos a quase o dobro da população atual. O crescimento da população humana aumenta a gravidade dos problemas que o planeta já enfrenta, como: Maior necessidade de energia, ou seja, aumento da poluição do ar e maior pressão de consumo.
Tudo o que atrapalha o funcionamento de uma empresa é considerado um fator de interferência. Um bom exemplo é o problema com a Usina de Fukushima, no Japão,