Meio ambiente fgv
O objetivo deste trabalho é expor a relação entre o comércio internacional e a proteção ao meio ambiente, apontando as principais implicações do comércio exterior na temática socioambiental e o embate que ocorre devido não haver uma harmonização de políticas ambientais que promovam maior equidade nas operações comerciais.
Toda essa interação é extremamente complexa, que varia de país para país, sector a sector, e empresa para empresa. Há ameaças e oportunidades dessa relação para os países, comunidades locais e empresas na promoção do desenvolvimento económico e proteção ambiental.
O desafio, para todos estes stakeholders, é explorar as oportunidades, reduzir as ameaças, e assim maximizar a contribuição positiva de que o comércio pode dar para o desenvolvimento sustentável.
Justificativa
Em um mundo que tende à integração comercial, onde os interesses econômicos entram em conflito com diversos interesses da sociedade atual, encontramos uma forte tensão entre a liberalização do comércio e proteção ambiental, um choque de culturas, teorias e suposições.
Nosso mundo tem visto uma mudança fundamental e generalizada nos últimos 50 anos. As economias nacionais estão cada vez mais integradas em uma estrutura econômica global, onde todos os elementos necessários para produzir um bem ou serviço final pode ter origem em qualquer parte do mundo em um sistema mantido unido pela poderosa comunicação e as tecnologias modernas. A tendência para a globalização tem sido impulsionada, em parte, por essas novas tecnologias, e em parte pela diminuição das barreiras ao comércio internacional e os fluxos de investimento. Possivelmente como resultado, o mundo tem visto um aumento constante da importância do comércio internacional na economia global.
Outra tendência importante é o aumento da desigualdade, onde os benefícios do crescimento foram repartidos de forma desigual. E a crescente desigualdade entre as nações e internamente nos países não mostra sinais de