Megaohmimetro
O megaohmímetro é um instrumento usado para executar testes de isolação, seu princípio de funcionamento se dá a partir de um quocientímetro, consiste em geração e aplicação uma tensão que pode variar de 500 até 15 000 V em um equipamento, fazendo então a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaça de um motor e seu bobinado).
O megaohmímetro mede valores elevados de resistências elétricas onde o ohmímetro não consegue medir. Ao contrário do multímetro com escala de ohmímetro que utiliza apenas uma pilha de 9 V, o megaohmímetro produz uma alta tensão para vencer a grande resistência do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistência do componente medido.
2 MEGAOHMÍMETRO A MAGNÉTO
Um megaohmímetro a magnéto é um instrumento utilizado para fazer medições de resistências elevadas, como resistências de isolamento. Ele é muito usado em subestações sendo aplicado na medição de isolamento de cabos, transformadores e etc., afim de encontrar avarias iminentes nos isolantes para que em seguida possam ser substituídos, ou tratados se forem líquidos, como o óleo, para evitar acidentes ou desastres ainda maiores.
3 RELAÇÃO ENTRE AS CORRENTES DO QUOCIENTÍMETRO
Figura 1 – Megaohmímetro magnéto. Fonte - http://www.reocities.com, 2009.
Na figura 1 do instrumento a resistência que se deseja medir é o "X12" ligado entre os terminais"(line) e "T"(terra), o terminal "G" é o guarda que serve para desviar as correntes indesejáveis do terminal "L" para que não circule no quocientímetro passando direto para a fonte "M", evitando assim erros na medição. No megaohmímetro temos as bobinas "A" e "B" sendo respectivamente a de controle e a defletora. Considerando-se a resistências das bobinas desprezível, "E" a tensão que o gerador "M" fornece ao circuito e "" a deflexão no quocientímetro temos: I1 = E / R I2 = E / X I1 / I2 = (E / R) / (E / X)
I1 / I2 = (X