Megacidades
América do Sul
Alunas: Ana Carolina Ferreira
Francielle Rabelo
Larissa Santos
Letícia Lemos
Tamires Batista
Professora: Nádia
2º C – Produção de Moda.
Introdução
Megacidade é o termo normalmente usado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização.
O crescimento das megacidades, em geral, dá-se mais rapidamente do que sua infraestrutura pode suportar, sobrecarregando o sistema de transporte, o meio ambiente, o planejamento habitacional e etc. Os problemas comuns nas grandes cidades são: * Casos de estrema pobreza; * Desigualdades sociais; * Degradação ambiental.
As megacidades reúnem imigrantes de diversas procedências, muitos deles constituindo grupos de variadas etnias. Dessa forma, além de serem centros de economia dinâmica, crescimento e inovação, são territórios de grande diversidade cultural.
As megacidades.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, capital do estado Rio de Janeiro, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias e etc. Representa o segundo maior PIB do país e o 30º maior do mundo.
Dados da Cidade:
População :6.320.446
Área territorial( Km²):1.200,279
Densidade demográfica (hab/Km²): 5.265,8
Principais problemas: * Violência Urbana, causada pelo tráfico de drogas. * Superlotação dos transportes públicos * Saúde Pública transformada em caos, pelo aumento da população e pelo não acompanhamento do crescimento dos hospitais e serviços públicos de saúde. * Obras sanitárias de esgoto, que não acompanharam o crescimento populacional e aumento da produção de lixo * Construção desordenada de casas sem