Mega Eventos Esportivos
Escola Superior de Educação Física
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II
A afluência do investimento público nos Jogos Olímpicos: o que nos espera em 2016?
Johann Bonow
Pelotas - RS
2010
Johann Bonow
A afluência do investimento público nos Jogos Olímpicos: o que nos espera em 2016?
Trabalho de conclusão de Curso
Apresentado a Escola Superior de Educação
Física da Universidade Federal de Pelotas,
Como requisito para obtenção do título de
Bacharel em Educação Física.
Orientador: Dra. Luciana Peil
Pelotas, RS
2010
A afluência do investimento público nos Jogos Olímpicos: o que nos espera em 2016?
Introdução
Os Jogos Olímpicos são um exemplo de confraternização dos povos, onde os melhores atletas do mundo se unem e emocionam milhares de expectadores com exemplos de superação, de garra e patriotismo. Em um período de um pouco mais de duas semanas, o mundo pára, somente assistindo a chamada “maior festa esportiva do mundo”.
Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 AC. Eles eram uma homenagem a Zeus - maior divindade segundo a mitologia grega - e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. A vitória nos Jogos Olímpicos consagrava o atleta e proporcionava glória também à sua cidade de origem, isto ainda acontece nos dias de hoje, onde o atleta ganhador de uma medalha de ouro torna-se herói em seu país e vira uma referência nacional, como aconteceu no Brasil com o nadador Cesar Cielo. A celebração dos Jogos Olímpicos da antiguidade durou até o ano de 394 DC, quando, por questões religiosas, foi banida pelo imperador romano Teodósio.
Seu renascimento só aconteceu cerca de 1500 anos depois, graças aos esforços de um pedagogo e esportista francês, o barão Pierre de Coubertin, que viu no esporte e nos ideais olímpicos gregos uma fonte de