Campo Girante
Aprender o que é um campo girante e um sistema trifásico.
2. Introdução Teórica:
No sistema trifásico, são usados geradores ou alternadores de tensão CA para gerar três tensões senoidais de mesmas amplitudes e defasadas de 120º entre elas. Nesse sistema, o transporte de energia é feito por três condutores chamados de linhas (A, B e C), as correntes trifásicas que percorrem os enrolamentos (fases) do estator vão gerar, em cada fase, campos pulsantes, defasados de um ângulo igual ao da defasagem entre as tensões aplicadas, cujos eixos de simetria são fixos no espaço, mas cuja resultante é um campo que gira num determinado sentido, denominado campo girante.
3. Campo Girante e Sistema Trifásico:
Quando o estator de um motor trifásico é ligado a uma fonte de potência trifásica, geram-se correntes nos seus enrolamentos que originam o aparecimento dum campo magnético girante. Estas correntes de excitação fornecem a potência reativa necessária para estabelecer esse campo magnético e a potência consumida nas perdas no cobre e no ferro do motor. As correntes trifásicas que percorrem os enrolamentos (fases) do estator vão gerar, em cada fase, campos pulsantes, defasados de um ângulo igual ao defasamento entre as tensões aplicadas, cujos eixos de simetria são fixos no espaço, mas cuja resultante é um campo que gira num determinado sentido, denominado campo girante.
Consideremos o estator de um motor de indução trifásico. As três fases R, S e T, alojadas nas ranhuras do estator, são deslocadas umas das outra de , e ligadas, (em estrela ou em triângulo), a uma fonte de alimentação trifásica.
As tensões aplicadas estão defasadas de , e nas três fases resultam correntes iguais, defasadas entre si de , as quais geram campos magnéticos pulsantes, que se combinam dando um campo