Medulaossea
UNAMA
Curso de pós-graduação em Fisioterapia
Terapia Intensiva
Avaliação da função pulmonar em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio com e sem circulação extracorpórea
Evaluation of pulmonary function in patients following on- and off-pump coronary artery bypass grafting
Autores:
Solange GUIZILINI, Walter J. GOMES, Sônia M. FARESIN, Douglas W. BOLZAN, Francisco A. ALVES, Roberto CATANI, Enio BUFFOLO.
Alunos:
Advaldo Marcelo de Oliveira Santos
Maria Zilda Gomes
Thiago de Oliveira Carvalho
2011
RESENHA
Apesar dos avanços tecnológicos, a disfunção pulmonar no pós-operatório de cirurgia do miocárdio (RM), relacionada ao uso de circulação extracorpórea (CEC), continua sendo uma das mais importantes causas de morbidade (1). O comprometimento da função pulmonar após cirurgia cardíaca tem caráter multifatorial, também com os efeitos da esternotomia, tem demonstrado potencializar a lesão e o retardo na recuperação da função respiratória nestes pacientes submetidos à RM com ou sem CEC.
Também induzindo uma resposta inflamatória, produzindo assim ao aumento da permeabilidade endotelial e lesão parenquimatosa pulmonar, contribuindo desta forma para o surgimento de atelectasia, aumento do shut, redução da complacência pulmonar e troca gasosa (1,2,3). Estudo tem demonstrado que a RM, sem CEC determina melhor preservação da função pulmonar (4). O propósito deste estudo foi avaliar e comparar a função pulmonar em pacientes submetido á cirurgia de revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea. Este estudo foi realizado nos Hospitais Pirajussara e São Paulo.
Entretanto podemos encontrar autores mostrando divergência quando compararam a função pulmonar nas operações com e sem CEC (5), levando em consideração o risco beneficio do paciente, se sem CEC se pode preserva os pulmões e em risco de morte se prioriza o uso da CEC para depois podermos então tratar os pulmões desse paciente ele