Segurança da informação no comercio eletronico
1.1 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Vimos que a expansão do comércio eletrônico vêm crescendo de forma muito expressiva nos últimos 10 anos, e fato este que a internet está cada vez sendo mais democratizada e ampliada para todos os tipos de níveis sociais, não somente para quem tem um desktop (Computador Pessoal), mas também para aqueles que tem um celular com acesso a internet. E não muito distante desta realidade os televisores digitais interativos, onde as pessoas poderão comprar nos intervalos das programações; surfando nesta onda de crescimento as empresas estão se inserindo no comércio eletrônico, devido aos seus baixos custos de operacionalização e com altas taxas de retorno e lucratividade, e este crescimento é muito bem vindo para as empresas que se posicionaram neste tipo de comércio, é claro que sendo aquelas que tiveram uma boa estratégia de marketing e um alto nível de segurança nas suas transações pela web. Será que a segurança das informações que são fornecidas pelos usuários (comprador/consumidor) são mesmo resguardadas somente pelas empresas de E - Commerce?
2. – DELIMITAÇÃO DO TEMA
Veremos como as empresas se posicionam e se protegem com a segurança das informações e o que elas têm feito nos últimos anos para que os usuários fiquem mais tranqüilos para se adquirir um produto ou serviço pela web, sem se preocupar se os seus dados serão “roubados” pelos “hackers” e tenham uma grande dor de cabeça no futuro. 1.3 – OBJETIVOS
Observamos que atualmente existe uma grande quantidade de empresas virtuais e é nesse sentido que iremos nos aprofundar no conhecimento da segurança da informação e de como os dados dos E-Consumidores são protegidos por estas empresas e também que esta tecnologia têm nos ajudado a nos salvaguardar de muitas fraudes pela internet. E também Compreender o que é o E- commerce.