TRANSPLANTE DE MEDULAÓSSEA
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
Transplante de Medula Óssea
O tratamento consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea de um doador sadio, com o objetivo de regenerar a medula do paciente. Neste procedimento, o paciente (receptor) recebe o a medula óssea por meio de uma transfusão, ou seja, as células do sangue são colhidas do doador, colocadas em uma bolsa de
"sangue" e transfundidas para o paciente, através de um procedimento semelhante a doação de sangue. As células transfundidas circulam pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente.
Tipos de Transplante
Alogênico: a medula provém de outro doador, ex: pais ou irmãos, tipo aparentado ou banco de medula ex: doador voluntário, não aparentado.
Autólogo: medula do próprio paciente.
Sigênico: gêmeos univitelinos.
Cordão umbilical: células precursoras (CD34) obtidas do sangue umbilical
Quando é necessário o transplante?
Em casos de doenças do sangue como a anemia aplástica grave, mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide aguda. No mieloma múltiplo e linfomas, o transplante também pode ser indicado.
Como é o Transplante para o paciente que doa
A doação da medula óssea é uma microcirurgia. Em centro cirúrgico, o doador é submetido a anestesia geral ou peridural. A medula é coletada do osso da bacia (denominado crista ilíaca) através
de