medição
BRUNO DE J. MARIA
MEDITAÇÃO EM SAÚDE: definição, operacionalização e técnica
Extrema – MG
2014
BRUNO DE J. MARIA
CIBELE S. DOBLAS
EMELYN A. DE SOUZA
ROSANA G. DE MIRANDA
MEDITAÇÃO EM SAÚDE: definição, operacionalização e técnica
Resumo do capitulo 9 Meditação em saúde, do livro “Stress e qualidade de vida no trabalho” – o positivo e o negativo, apresentado na disciplina Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema, sob orientação do Profº Dr. Diego Vinicius da silva, como requisito parcial para obtenção de media bimestral.
Extrema – MG
2014
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO
Podemos analisar nessas três ultimas décadas uma crescente mudança no papel da meditação em saúde, antes tida como artifício específico da religião e/ou filosófico, o que ocupa hoje um lugar cada vez mais significativo na assistência e prevenção dos problemas de saúde. Esse trabalho tem como objetivo mostrar alguns conceitos e principalmente a importância meditação e os benefícios que ela pode trazer a saúde quando praticada de forma correta, queremos não apenas mostrar os benefícios, mas também propor ao leitor uma forma de se iniciar um trabalho de meditação simples e objetivo, lembrando que a meditação é algo que exige muita experiência, portanto para uma meditação completa é recomendado procurar um mediador para a evolução do trabalho.
2 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MEDITAÇÃO
Primeiramente pra falarmos de meditação, antes de tudo precisamos entender exatamente do que se trata, e isso exige uma adequada definição operacional.
Algumas definições foram proposta através desses anos, para descrever esse método, (BENSON, H.,1975), por exemplo, utiliza o termo “resposta de relaxamento”, em contra partida (ROSSI et al, 2009), fala que West, define meditação como “um exercício que usualmente consiste em treinar o