Mediçao
Indireta
Se for o resultado da relação matemática entre as grandezas de medição direta.
Ex: determinação da área da sala.
Direta
Se for uma comparação direta entre a grandeza a medir e outra cujo valor se escolheu para unidade padrão. Ex: determinação do comprimento dos lados de uma sala. No caso de uma régua graduada em mm, o comprimento do objecto pode ler-se 12,5 mm ou 1,25 cm.
O COMPRIMENTO FOI LIDO COM EXATIDÃO (SEM INCERTEZA) ATÉ AO MILÍMETRO E POR ESTIMATIVA (APROXIMAÇÃO) ATÉ ÀS DÉCIMAS DO MILÍMETRO (ALGARISMO 5).
A medida tem 3 algarismos significativos. O 1 e o 2 são algarismos exatos e o 5 é o algarismo incerto (estimado). O número de algarismos exatos depende da incerteza do aparelho.
EXATIDÃO E REPETIBILIDADE (OU PRECISÃO)
Medidas precisas mas pouco exatas
Medida exata e precisa
Medida exata mas pouco precisa
ERROS EXPERIMENTAIS
Qualquer medição está sempre sujeita a erros experimentais. Estes podem ser:
Erros Sistemáticos- Afetam a exatidão de uma medida
A exatidão de uma medida informa sobre a aproximação entre o resultado da medição e o valor verdadeiro ou aceite como tal
Erros Aleatórios- Afetam a repetibilidade (precisão) de uma medida A repetibilidade (precisão) de uma medida informa sobre a proximidade entre os resultados de duas ou mais medições
ALCANCE, NATUREZA E INCERTEZA
Alcance de um instrumento - Valor máximo que o instrumento pode medir. Natureza, precisão ou sensibilidade de um instrumento - Valor da menor divisão da escala. Incerteza absoluta e incerteza de leitura - É o erro máximo que se pode cometer ao efetuar uma leitura.
INCERTEZA DE LEITURA
Se o aparelho possui uma escala (aparelho analógico) a incerteza de leitura é considerada como metade da menor divisão da escala (metade da natureza do aparelho).
Ex: Numa régua graduada em mm, a incerteza é 0,5 mm.
Se o aparelho for