Estrutura geológica e mineração do brasil
Basicamente a superfície brasileira é constituída por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Mas o que é estrutura geológica?
Estrutura geológica é uma base rochosa sobre a qual se assentam as formas de relevo. Elas caracterizam-se pelos tipos de rochas predominantes, processo de formação e idade geológica.
O Brasil apresenta uma estrutura geológica antiga (rochas antigas) , que datam da era geológica pré – cambriana.Esse fato confere ao país uma grande riqueza mineralógica (minerais metálicos – Ferro , Manganês ) , já que essas rochas de origem cristalina são impregnadas desses minerais.Podemos citar províncias de minerais com grandes reservas , como é o caso de Carajás , no Sul do Pará e o Quadrilátero ferrífero em Minas Gerais , sem falar no Maciço do urucum na região Centro – Oeste. Já sabemos que a superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Vamos esclarece-los a seguir
Bacias sedimentares: São constituídas de espessas camadas de rochas sedimentares, conseqüência da intensa deposição de sedimentos de origem marinha, glacial e continental nas partes mais baixas do relevo. Nesses terrenos é possível encontrar petróleo e carvão mineral, além de minerais radioativos (urânio e tório), xisto betuminoso, areia, cascalho e calcário. Mais, de 60% do território brasileiro é constituído pelas bacias sedimentares. A maior parte das estruturas é bem antiga, elas são da Era Paleozóica e Mesozóica.
Escudos cristalinos: Responsável por aproximadamente 36%do território nacional, essa formação ocorreu no período pré-cambriano. Ela apresenta composição diferente conforme os terrenos arqueozoicos (32% do território nacional) e proterozoico (4% do território). No primeiro é possível encontrar rochas como o granito, gnaisses, grafita e elevações como serra do Mar.Sua formação é a mais