Medição
Fredson Alan Gomes, Fredina Aline Gomes, David Emerson da Silva Oliveira,
Enos de Araujo Almeida.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia – LABORATÓRIO DE MECÂNICA CLÁSSICA – Turma 8, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Campus Caraúbas Rio Grande do Norte – Brasil
Experimento realizado em 24 de Abril de 2014
Resumo. Saber medir grandezas corretamente em uma peça tipo porca por todos os discentes da equipe que foi abordado neste experimento utilizando certos tipos de instrumentos de medição. É necessário que o experimentador tenha habilidades para manusear os instrumentos utilizados e capacidade de efetuar a leitura dos mesmo, desta forma, será eliminada a incerteza experimental, aquela que ocorre com o erro na medição e leitura, e só permanecerá a incerteza instrumental, esta vem das características dos aparelhos utilizados nas medições, e sempre vai ocorrer.
Palavras chave: Grandezas, medições e incerteza.
I. Introdução
O laboratório de mecânica clássica tem como objetivo orientar os discentes a adquirirem conhecimentos sobre física experimental. Para o estudo de erros e medidas, é de extrema importância a analise e compreensão dos seguintes termos: conceitos fundamentais, medição adequada das grandezas, representação e interpretação correta dessas medidas.
Todas as formas de medidas têm uma característica em comum, a incerteza na medição. Esta é resultante dos equipamentos utilizados, como também, do operador, que tem influencia direta na precisão das medições. A obtenção e utilização dos dados obtidos devem ter um tratamento adequado. Para isto, existe uma linguagem universal, com ela os dados são expressos de forma para que outras pessoas possam entender e utilizar. Nesta linguagem universal, estar empregada a forma na qual deve ser tratada a imprecisão.
Tendo como objetivo a medição de pequenos objetos, com um grande nível de precisão.
II. Instrumentos de Medidas
A. O