Medição e Erro: O nónio
Nesta atividade laboratorial utilizou-se uma craveira, que consiste num instrumento de medida que agrega uma régua e um Nónio moveis.
Objeto de estudo utilizado foi uma Lâmina de Microscópio laboratorial, foram efetuadas 3 medições através da craveira: comprimento, largura e espessura, sendo os resultados expressos na tabela nº1, com o objetivo de determinar o volume cujo resultado foi de 2,205 cm³ e com um erro de 0,03973.
Tabela nº1
Introdução
O nónio é uma peça de medição móvel associada a uma régua, geralmente de escala inferior.
O nónio é utilizado em medições que se pretende obter um valor o mais rigoroso possível.
Em qualquer medição existe um erro associado, e a utilização de uma craveira não é exceção pelo que nesta aula de laboratório foi necessário repetir as medições várias vezes, com o objetivo de reduzir esse mesmo erro, as medições foram efetuadas em diferentes pontos da lâmina devido a que esta poderia estar danificada e apresentar imperfeiçoes.
A equação que permite calcular o erro do volume e o seu volume está representada abaixo
Material utilizado
Craveira
Lâmina de vidro
Procedimento
Alinha-se o traço do “zero” do nónio com o objeto que se pretende medir, fazendo o nónio deslizar sobre a régua. Lê-se o número da régua que fica antes do “zero” do nónio, X. De seguida lê-se o valor no nónio que corresponde à coincidência dos traços entre as duas escalas, Y. O valor final é = X+Y(natureza do nónio), sendo a natureza do nónio é a menor divisão da régua sobre o nº de divisões do nónio. Na figura 1 está representado o esquema simplificado de uma craveira, sendo a parte azul referente á régua e a vermelho o nónio.
Fig.1
Tratamento de dados
Resultados Erro