Mediçao de nivel
A medição de nível, embora tenha conceitos simples, requer por vezes artifícios e técnicas apuradas.
Os sistemas de medição de nível variam em complexidade desde simples visores para leituras locais até indicação remota, registro ou controle automático.
O nível é uma variável importante na indústria não somente para a operação do próprio processo, mas também para fins de cálculo de custo entre outros
Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos.
Classificação e tipo de medidores
A medição do nível de um reservatório tem por objetivo de manter esta variável em um valor fixo, ou entre dois limites determinados ou, ainda, conhecer o estoque (volume ou massa) do fluido em questão.
Existem muitas maneiras de se medir o nível, as quais, por sua vez, requerem diferentes tecnologias e dados.
Em geral, nos processos industriais, são usados dois métodos de medição: * MEDIÇÃO DIRETA- É a medição que tomamos como referência em relação à posição do plano superior da substância medida. Neste tipo de medição podemos utilizar réguas ou gabaritos, visores de nível, bóia ou flutuador. * MEDIÇÃO INDIRETA-Neste tipo de medição são usadas propriedades físicas ao nível como: pressão, empuxo, radiação e propriedades elétricas.
MEDIÇÃO DIRETA
É a medição que toma como referência (nível 0) a posição do plano superior do reservatório que contém a substância cujo nível está sendo medido. Medidor tipo régua (fita ou gabarito)
É um instrumento simples e de baixo custo que fornece medidas instantâneas. Uma régua graduada com comprimento adequado é introduzida no reservatório, normalmente através de um mecanismo de prumo.
Estes instrumentos aplicam o princípio dos vasos comunicantes. Um tubo de vidro especial, transparente, é colocado a partir da base do reservatório até o seu ponto mais alto, permitindo a leitura precisa do nível do líquido (escala graduada), mesmo para altas pressões (tanques fechados). Os visores