MEDIÇÃO DE NIVEL
O nível em qualquer tanque pode ser calculado através da pressão hidrostática
Sentir a pressão hidrostática é uma maneira precisa e confiável de saber a altura de um líquido em determinado tanque. Isso é baseado no princípio de que a água, ou qualquer outro líquido de gravidade conhecida, exerce determinada pressão no fundo do recipiente, aumentando juntamente com o nível. Enquanto o método é usado primariamente para níveis de água, ele pode ser modificado para medir o nível de outros líquidos, ao conhecer sua densidade, assim como em reservatórios pressurizados, onde a pressão estática é conhecida.
Tanque de água ventilado
Defina a aplicação. Neste exemplo, um tanque de plástico está sendo usado para armazenar água da torneira, com propósitos de emergência. O tanque possui 2,43 m de altura e está a 15,25 cm do chão em um suporte que permite que um cano de plástico saia do fundo do tanque. Um medidor de pressão preciso, que vai de zero a 6,8 x 10ˆ4 Pa mede exatamente 2,1 x 10ˆ4 Pa. A partir desta informação, você pode calcular o nível.
Converta a medida de 2,1 x 10ˆ4 Pa para pressão centímetros de água (cmH2O). Sendo que 70 cm H2O são iguais a 1 Pa, então a pressão é 2,1 x 10ˆ4 Pa x 70 cm H2O/Pa = 2,10 m H2O.
Calcule o nível exato de água baseado em gravidade específica de 1,0. Pegue a pressão convertida, 2 m H2O/1,0 = 2 m.
Densidade específica maior (1,1)
Defina o cálculo para densidade específica maior. Neste caso, o mesmo tanque ainda possui 2,1 x 10ˆ4 Pa, mas, desta vez, o tanque contém uma solução de água e sal com densidade de 1,1. Você pode calcular o nível através do valor da pressão com a informação adicional.
Converta a medida de 2,1 x 10ˆ4 Pa para pressão centímetros de água (cm H2O). Sendo que 70 cm H2O são iguais a 1 Pa, então a pressão é 2,1 x 10ˆ4 Pa x 70 cm H2O/Pa = 2 m H2O.
Corrija a leitura da pressão para compensar a densidade aumentada. Dividindo os 2 m H2O