Medidores Termicos
Introdução – pg 2
Temperatura, Calor e Energia Térmica – pg 3
Medidores de temperatura - pg 7
Termômetro de Liquido – pg 7
Termômetros de pressão de gás – pg10
Termopares – pg 12
Termômetro de Resistencia Eletrica – pg 31
Termômetro de Radiação – pg 37
Termômetro Ótico – pg 42
Introdução
O objetivo de se medir e controlar as diversas variáveis físicas em processos industriais é obter produtos de alta qualidade, com melhores condições de rendimento e segurança, a custos compatíveis com as necessidades do mercado consumidor.
Nos diversos segmentos de mercado, a monitoração da variável temperatura é fundamental para a obtenção do produto final especificado.
Termometria significa "Medição de Temperatura". O termo termometria se refere ao estudo dos processos de medição de temperatura dos corpos, que é o ramo da física que investiga os fenômenos relacionados especificamente com a energia térmica.
Eventualmente os termos pirometria e criometria, são também aplicados com o mesmo significado, de medição de temperatura, porém, baseando-se na etimologia das palavras, podemos definir:
PIROMETRIA - Medição de altas temperaturas, na faixa onde os efeitos de radiação térmica passam a se manifestar.
CRIOMETRIA - Medição de baixas temperaturas, ou seja, aquelas próximas ao zero absoluto de temperatura.
TERMOMETRIA - Termo mais abrangente que incluiria tanto a Pirometria, como a Criometria que seriam casos particulares de medição.
Assim, neste trabalho iremos explicar de maneira ampla sobre os medidores de temperatura, explicando nos princípios físicos e químicos que se baseiam, para melhorar o entendimento. Explicaremos suas características físicas, materiais que são constituídos, lei e a equação matemática que rege a aplicações vantagens e desvantagens dos termômetros de liquido, a pressão de gás, bimetálicos, termopares, Resistencia Elétrica, Pirômetro Óptico e por Radiação.
Temperatura, Calor e Energia Térmica.
Todas as