Medidores de tempo
As medidas de tempo dizem respeito à duração de um acontecimento e são indicadas por um "intervalo de tempo". Entretanto, também usamos medidas de tempo para definirmos quando se deu tal acontecimento e, nesse caso, estamos indicando um "instante de tempo". Para medirmos intervalos de tempo podemos usar apenas um cronômetro - ele é destravado, parte do zero, e mede a extensão de um intervalo de tempo. Por outro lado, os instantes de tempo podem ser medidos com as mesmas unidades e entre elas as mais comumentes usadas são a hora, o minuto e o segundo.
1.1 Objetivos
Determinar o tempo de reação individual de um experimentador e a incerteza a ser considerada na medição de um intervalo de tempo feita por ele.
1.2 Material
Corpo Básico (1), Armadores (2.1), Esfera com gancho (2.2), Escala Milimetrada Complementar (2.5), Cronômetro (2.21), Régua Milimetrada (2.27) e cordão.
1.3 Montagem
2. Procedimentos e Análises
Prática I
O experimento foi realizado entre duas pessoas. A primeira pessoa, segurou uma régua na extremidade superior, fazendo com que a marca zero da mesma estivesse dirigida para baixo.Os dedos(polegar e indicador) de uma segunda pessoa foram posicionados entreabertos na marca zero da régua. A régua foi solta pela primeira pessoa, sem aviso prévio para a segunda, e contando apenas com o ‘’reflexo’’ a primeira pessoa segurou-a. A distância percorrida pelos dedos foi anotada na tabela I para posteriores cálculos. Repetiu-se o procedimento por dez vezes.
Prática II
Com os aparelhos já montados para o experimento, colocou-se o pêndulo para oscilar. Visualmente, marcou-se um ponto inicial na oscilação e contou-se a partir deste ponto inicial dez oscilações. O cronômetro, de precisão de duas casas decimais, foi ativado a partir da primeira oscilação e desativado na décima oscilação, e o tempo total nele visualizado,foi registrado na tabela II, em segundos. O comprimento da corda que sustentou o pêndulo foi anotado com auxílio da