Economia Brasileira
O processo da formação social, econômica, política e cultural do Brasil a partir dos estudos dos clássicos do pensamento social brasileiro: Caio Prado Júnior, Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Holanda.
- Nesse sentido para compreender o Brasil é considerar os processos que envolveram o chamado “descobrimento do Brasil”, por consequência o processo de colonização e o conjunto de atividades econômicas voltadas para o mercado externo, que passa a determinar o processo de produção e reprodução da vida social brasileira.
- O “descobrimento do Brasil” se insere no contexto de constituição e desenvolvimento de um novo modo de produção, em que a expansão marítima e comercial se constitui em mecanismos estratégico e fundamental para compor a chamada acumulação primitiva de capital.
- Assim “descobrimento do Brasil” e colonização não podem ser compreendidos como processos naturais e desvinculados do novo ordenamento econômico-social e político que se constitui a partir do século XV, embora já se registre antecedentes nos séculos anteriores.
- A colonização portuguesa na América não é um fato isolado ou um acontecimento fatal do simples fato do descobrimento.Não podemos esquecer os antecedentes dos determinantes históricos, sociais, econômicos e políticos que determina tal processo.
- Para Caio Prado Júnior a expansão marítima dos países da Europa, depois do séc. XV, se origina de simples empresas comerciais levadas a efeito pelos navegadores daqueles países. Deriva do desenvolvimento do comércio continental europeu, que até o séc. XIV é quase unicamente terrestre, e limitado, por via marítima e que no século XV se amplia.
- A grande rota comercial do mundo europeu a partir do séc. XIV se amplia e se registra a descoberta, a exploração e expropriação das Ilhas de Cabo Verde, Madeira, Açores. O século XV, se desenha um plano mais amplo com outras rotas contemplando rotas como o Oriente e com