Medidores de pressão
A medição de uma variável de processo é feita, sempre, baseada em princípios físicos ou químicos e nas modificações que sofrem as matérias quando sujeitas às alterações impostas por essa variável. A medição da variável pressão pode ser realizada baseada em vários princípios, cuja escolha está sempre associada às condições da aplicação Alguns dos objetivos da medição e controle da pressão são a proteção de equipamentos, de pessoal, a medição de outra variável, o controle do processo para a obtenção do produto dentro das especificações exigidas dentre outros. Uma diversidade de sensores e transdutores de pressão está disponível comercialmente, onde devem ser considerados alguns critérios técnicos antes da escolha de um dispositivo para medição de pressão. O primeiro ponto a esclarecer é qual o tipo da pressão a ser medida, se absoluta, manométrica ou relativa, onde pressão absoluta é a soma da pressão relativa e atmosférica, manométrica é a pressão medida em relação à pressão atmosférica tomada como unidade de referência, e relativa é a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica. Depois os valores de máximo e mínimo da faixa, a largura da faixa e finalmente o grau de precisão. A escolha do mecanismo básico de medição da pressão depende da aplicação do sistema – indicação local, indicação remota, controle, alarme, proteção.
1.1-Composição dos Medidores de Pressão.
Os medidores de pressão de um modo geral podem ser divididos em três partes, sendo fabricado pela associação destas partes ou mesmo incorporado a conversores e ai recebendo o nome de transmissores de pressão. As três partes são:
Elemento de recepção: Aquele que recebe a pressão a ser medida e a transforma em deslocamento ou força (ex: bourdon, fole, diafragma). Elemento de transferência: Aquele que amplia o deslocamento ou a força do elemento de recepção ou que transforma o mesmo em um sinal único de transmissão do tipo