Medidores de Pressão
Dos
Fluidos
Goiânia, 19 de Maio de 2014.
IUESO - Instituto Unificado de ensino Superior Objetivo
Aluno: Eduardo Antônio Guimarães Pereira
RA: 02290004467
Professor: José Mauro Bezerra
Matéria: Estática dos Fluidos
Ano: 3º Período
Medidores
De
Pressão
Princípios para medir Pressão
Introdução
A instrumentação é a ciência que se ocupa em desenvolver e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de transformação, visando a otimização da eficiência dos mesmos.
Essas técnicas são normalmente suportadas teoricamente em princípios físicos e ou físico-químicos e utiliza-se das mais avançadas tecnologias de fabricação para viabilizar os diversos tipos de medição de variáveis industriais. Dentre essas variáveis encontra-se a pressão cuja medição possibilita não só sua monitoração e controle como também de outras variáveis tais como nível, vazão e densidade.
Assim por ser sua compreensão básica para o entendimento de outras áreas da instrumentação iniciaremos revisando alguns conceitos físicos importantes para medição de pressão.
Definição de Pressão
Pode ser definida como sendo a relação entre uma força aplicada perpendicularmente (90º) a uma área. A pressão pode ser também expressa como a somatória da pressão estática e pressão dinâmica e assim chamada de pressão total.
- Pressão Estática
É a pressão exercida em um ponto, em fluidos estáticos, que é transmitida integralmente em todas as direções e produz a mesma força em áreas iguais.
- Pressão Dinâmica
É a pressão exercida por um fluido em movimento paralelo à sua corrente.
- Pressão total
É a pressão resultante da somatória das pressões estáticas e dinâmicas exercidas por um fluido que se encontra em movimento.
- Tipos de Pressão Medidas
A pressão medida pode ser representada pela pressão absoluta, manométrica ou diferencial.
A escolha de