medidor de resistência de isolamento
DE
RESITÊNCIA
DE
ISOLAMENTO
Escola Técnica Estadual Juscelino Kubtschek
Professor: Leandro
Aluno: Wilson Da Silva Zuin
Nº: 36
Turma: 1.230
Medidor de Resistência de Isolamento
Introdução
Testadores de resistência de isolação podem ser usados para determinar a integridade de circuitos e cabos em motores,transformadores, chaves de distribuição e instalações elétricas.
O método de teste é determinado pelo tipo de equipamento sendo testado e a razão para o teste.
Por exemplo, ao testar cabeamento elétrico ou chave de distribuição (equipamentos de baixa capacitância), as correntes de fuga capacitiva dependentes do tempo e de fuga de absorção tornam-se insignificantes e decrescem a zero quase instantaneamente. Um fluxo de corrente de fuga condutiva estável é alcançado quase instantaneamente (um minuto ou menos), fornecendo condições perfeitas para a leitura de ponto/teste de resistência de curta duração.
Por outro lado, quando o equipamento a ser testado é uma grande extensão de cabo, um grande motor ou gerador
(equipamentos de alta capacitância) as correntes dependentes de tempo irão durar horas. Estas correntes irão levar as leituras do medidor a mudar constantemente, tornando impossível a obtenção de uma leitura estável e apurada. Esta condição pode ser superada através de um teste que estabeleça uma tendência entre as leituras, como teste de voltagem progressiva ou de absorção dielétrica. Estes testes não dependem de uma leitura única mas de um conjunto de leituras relativas. Seria uma perda de tempo executar tais testes em equipamentos de baixa capacitância uma vez que correntes dependentes do tempo diminuem rapidamente, resultando em todas as medições iguais.
Testes de Instalação
A mais importante razão para teste de isolação é garantir a segurança pública e pessoal. Executando um teste de alta voltagem dc entre condutores de correntes não energizados (hot), na terra e condutores-terra, você pode eliminar a possibilidade de curtos