Medidas Preventivas e contra o risco de câncer e tecnologias aplicadas a seu tratamento
1. Mantenha-se o mais magro possível, sem estar abaixo do peso ideal. Evidências mostram que o ganho de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver vários tipos de tumores, incluindo o câncer de intestino e de mama. Mantenha um peso saudável com uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas regulares para ajudar a manter o seu risco baixo.
2. Faça uma atividade física por pelo menos 30 minutos por dia. Há fortes evidências de que a atividade física protege contra os tumores de intestino e de mama. As atividades físicas auxiliam também na obtenção ou manutenção do peso ideal. Qualquer tipo de atividade conta.
3. Evite as bebidas adocicadas. Limite o consumo de alimentos processados, com adição de açúcar, pobres em fibras e ricos em gorduras. Esses alimentos geralmente são pobres em nutrientes, têm excesso de gordura e/ou açúcar, aumentando o risco de obesidade e câncer. Bebidas doces como as “colas” e os sucos de frutas adoçados artificialmente, podem contribuir para o ganho de peso. Sucos de frutas, mesmo sem adição de açúcar, parecem ter o mesmo efeito. O melhor é não ingeri-los em grandes quantidades. Procure comer vegetais, frutas e cereais. Opte por água, café e chá sem açúcar no lugar de bebidas adoçadas.
4. Coma diariamente mais que uma porção de vegetais, frutas, cereais e legumes como feijão e ervilha. Pesquisas mostram que vegetais, frutas e outros alimentos contendo fibras (como cereais e legumes) podem proteger contra câncer de boca, estômago e intestino. Eles também ajudam a proteger contra o ganho de peso e a obesidade.
5. Faça cinco refeições por dia. Tente incluir diariamente cereais (por exemplo, arroz integral, massas e pães integrais) e/ou legumes em todas as refeições.
6. Limite o consumo de carnes vermelhas (carne bovina, carne de porco e de cordeiro) e evite alimentos processados. Há fortes evidências de que carnes vermelhas e