Medidas fisicas
Professores: Roberto e Flávio Sid
Alunos: Ana Alice Nascimento, Douglas Valentim, João Pedro Rodrigues e Wallace Galhardi.
Turma: TM 113
Data de Entrega: 21/12/2012
Medidas Físicas
Atividade experimental nº 1.
1) Resumo: Para realizar o processo experimental, precisou-se medir alguns cubos, utilizando réguas decimetradas, centimetradas e milimetradas. Quando obtido todas as medidas, calculou-se o volume e a densidade de cada cubo.
2) Introdução: A importância do experimento é para que os processos teóricos das medições físicas sejam bem trabalhados não só na teoria, como também na prática. Quando estamos trabalhando com diferentes materiais de medidas, temos grandes possibilidades de cometer erros, por isso, que cada medida contém uma variação de erro, que varia de acordo com a precisão de cada régua.
Para realizar esse experimento contamos com os algarismos significativos, que são dígitos com significado numa quantidade ou medição. No exemplo acima, o algarismo 2 podemos ver na régua, já o algarismo 7 não podemos vê-lo, porém podemos deduzi-lo, por isso o chamamos de algarismo duvidoso. Já para achar o volume e a densidade de alguns cubos precisamos de algumas fórmulas para nos ajudar com as contas.
- Volume:
- Densidade:
3) Desenvolvimento Experimental:
- Material: Régua decimetrada, régua centimetrada, régua milimetrada e calculadora científica.
- Método: Mediu-se o comprimento, a largura e a altura de dois cubos de diferentes medidas e anotamos os resultados com seus respectivos erros como é mostrado nas tabelas abaixo:
Bloco
1
Código do bloco: D2
Massa
M¹ = 59,25g
Dimensão
Régua decimetrada
Régua centimentrada
Régua milimetrada
A
A¹ = (0,8 ± 0,1) dm
A¹ = (8,0 ± 0,2) cm
A¹ = (80,0 ± 0,5) mm
B
B¹ = (0,2 ± 0,1) dm
B¹ = (2,0 ± 0,2) cm
B¹ = (19,5 ± 0,5) mm
C
C¹ = (0,4 ± 0,1) dm
C¹ = (4,2 ± 0,2) cm
C¹ = (43,0 ± 0,5) mm
Bloco
2
Código do bloco: D3