a cultura
Introdução
Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na península itálica durante o século VIII a.C..Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o marMediterrâneo através da conquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de factores sócio-políticos causou o seu declínio, e o império foi dividido em dois. A metade ocidental, onde estavamincluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a serreferida, pelos historiadores modernos, como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da Idade Média.
A civilizaçãoromana é tipicamente inserida no grupo "Antiguidade Clássica", juntamente com a Grécia Antiga que muito inspirou a cultura deste povo. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no Mundo Ocidental devárias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.
LiteraturaA Antigüidade é um dos períodos da História humana de intensa produção artística e literária (cultural, enfim). Um período em que o homem cria o que há de mais belo e de melhor em prol de simesmo, a ponto dessas obras serem apreciadas até hoje. Na Ciência, na Política, na Literatura, nas Artes, etc. As obras da Antigüidade servem de parâmetros às produções atuais em todos os campos doconhecimento humano.
A Literatura, na Antigüidade, é tida como meio de expressão dos desejos coletivos, mas a sua função principal, sem dúvida, é servir de MEIO DE EXPRESSÃO DE CULTO AOS DEUSES