Medidas, erros e algarismos significativos
Departamento de Matemática
Laboratório de Física I
Medidas, Erros e Algarismos significativos
Acadêmico (a): Claudia Marques de O. Farias
Prof. MSc. Flair J. Carrilho S.
Cuiabá, 15 de abril de 2011
* * * Relatório 1 * * * OBJETIVOS: * * A prática teve por objetivo determinar a maneira correta de utilizar instrumentos de medida de algumas grandezas e apresentar uma interpretação adequada aos erros cometidos no uso desses instrumentos.
* INTRODUÇÃO TEÓRICA: *
Quando realizamos uma medida precisamos estabelecer a confiança que o valor encontrado para a medida representa. Medir é um ato de comparar, e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros.
Nesse experimento ficou observado que uma medida exata é impossível. Sendo assim há a necessidade de aprender lidar com os erros que ocorrem.
Tipos de Erros:
Podemos ter erros sistemáticos que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, etc. e, ainda, erros acidentais que ocorrem quando há imperícia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comete na avaliação da menor divisão da escala utilizada etc. Em qualquer situação deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real. Do ponto de vista de teoria de erros, costuma-se idealizar que toda grandeza física possui um valor bem definido, ou exato.