Medidas em laboratorio
Campus Diadema
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Química das Transformações
Experimento 2
Observações e Medidas em Laboratório
Professores:
Amedea Barozzi Seabra
Ricardo Galdino
Alunos:
Andreia Mieko Matsushita
Beatriz Oliveira Dias
Jessica Mayara Ataide
Introdução
Possuir o conhecimento para determinar a massa de sólidos, saber qual equipamento é melhor para usar em experimentos que exijam precisão de um volume, manusear o bico de Bünsen e mesmo calcular a densidade. São conhecimentos de suma importância para o desenvolvimento deste curso, pois são técnicas que serão utilizadas na maioria das análises.
Objetivos
- Demonstrar corretamente os resultados de medidas;
- Aprender a funcionalidade do bico de bunsen e suas partes;
- Ter contato com técnicas laboratoriais básicas.
Procedimentos Experimentais
1. I. Pesamos um corpo metálico em dois tipos de balança (analítica e semi-analítica).
2. I. Medimos a temperatura da água destilada utilizada nos procedimentos seguintes.
Em uma balança semi-analítica: II. Pesamos um béquer de 200 mL. III. Utilizando uma pipeta volumétrica transferimos 10,0 mL de água destilada para o béquer. Pesamos o béquer com a água. IV. No mesmo béquer, transferimos mais 30,0 ml de água com o auxílio de uma proveta. Pesamos novamente o béquer com o novo volume de água. V. - Completamos o volume do béquer até 50,0 mL, com base na graduação apresentada pelo mesmo. E então pesamos o béquer com a água.
3. I. Medimos em uma proveta de plástico 50 mL de água destilada. II. Introduzimos na proveta o corpo metálico pesado no início do experimento.
4. I. Analisamos o bico de Bünsen e os tipos de chama obtidos de acordo com a abertura da entrada de ar. II. Verificamos como a chama aquece o ambiente ao seu redor ou acima dela. III. - Utilizando um fio de níquel-cromo - clip - verificamos a coloração da