medidas de volume em laboratorio
RESUMO
As medições dos volumes de líquidos não é uma tarefa fácil. Não quando se trata da medida precisa do líquido. Em química a criação de instrumentos que pudessem facilitar a medição viu-se necessária para se obter valores precisos no volume de substâncias líquidas. E mesmo com a criação desses aparelhos, verificou-se mediante experimentos repetitivos, que a medição ainda não era exata, pois um mesmo volume de líquido apresentava resultados de medição diferentes.
INTRODUÇÃO
No trabalho de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e em béqueres em escala. Nas medidas de precisão são realizadas utilizando aparelhos (TC) aparelhos calibrados para conter determinados volumes e (TD) aparelhos calibrados para escoar determinados volumes. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A análise do volume requer uma medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Qualquer um desses instrumentos tem algumas informações importantes, tais como: volume máximo; graduação da escala; tolerância (limite máximo do erro); traço de referência. Também pode ter erros devido à calibração imperfeita do aparelho e também fazer a leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
OBJETIVOS
* Fazer medições de um volume de água utilizando aparelhos de medição volumétricos e graduados;
* Comparar os resultados e discutir eventuais erros de medição.
Essa prática foi realizada para verificar se o resultado da medição de líquidos é totalmente confiável ou se pode ocorrer erros, e nesse caso, entender como esses erros podem ser calculados. Faz-se necessário efetuar o cálculo da margem de erro. Para isso deve-se